Entrevista com o autor Pe. Ferdinando Mancílio do livro “Os homens rezam o Terço”

 

Por: Deniele  Simões e cedido gentilmente por Jornal Santuário.

É através da oração que o ser humano adquire a capacidade de se aproximar e adentrar a intimidade de Deus. Foi com base nessa realidade que o Missionário Redentorista Pe. Ferdinando Mancílio escreveu o livro “Os homens rezam o Terço”, lançado recentemente pela Editora Santuário.

Para quem pensa que a oração do Terço é uma prática comum apenas entre as mulheres, a obra pode revelar uma surpresa.    De maneira bastante didática, o autor revela experiências homens que começaram a se reunir para rezar o Terço, mostrando também os efeitos positivos dessa oração, que propicia uma relação amistosa e íntima com Jesus Cristo.

A obra também oferece informações básicas sobre como rezar o terço, desde a fase de acolhida, passando pela formação do grupo de oração até a contemplação dos mistérios. O intuito do autor é ajudar os homens a descobrirem que a união para a oração do terço traz fortalecimento espiritual, auxiliando na descoberta pessoal da verdade de Cristo.

Jornal Santuário de Aparecida – Todos nós sabemos que o terço é mais difundido entre as mulheres. Como surgiu a ideia de escrever um livro sobre a oração do terço entre os homens?

Pe. Ferdinando Mancílio – O terço rezado pelos homens já é bastante antigo no Brasil. Em muitas localidades os homens se reúnem para rezar o terço. Nesse caso, surgiu de uma necessidade paroquial onde um grupo de homens começou a se organizar para rezar o terço.

Aí, então, para que eles tivessem um instrumento mais adequado para conduzirem essa oração, foi aí que nasceu a ideia.

Então, diante dessa realidade de haver já tantos lugares bem difundidos os homens rezando o terço e também diante dessa realidade paroquial em que eu trabalhava. Foi juntando as duas coisas que nasceu esse livrinho.

JS – Conte um pouco sobre a experiência vivida com esse grupo.

Pe. Ferdinando – A experiência é específica aqui de Aparecida, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Basílica Velha). Houve uma iniciativa desses homens quererem rezar o terço e houve incentivo por parte do pároco e meu também. Na ocasião eu era o vigário paroquial. A gente então motivou para que eles se reunissem.

Eles então estão iniciando, já tem um bom grupo, que se reúne todas as terças-feiras, às 18 horas, na Igreja de São Benedito, aqui em Aparecida.

JS – E para aqueles leitores que quiserem compartilhar dessa experiência e criar um grupo na sua cidade? Como esses homens devem se organizar para rezar o terço?

Pe. Ferdinando – A primeira coisa é alguém ter a iniciativa de querer rezar o terço e convidar outros homens e marcar o local e o horário. Não tem segredo.

É só tomar a iniciativa de alguém encabeçar, digamos, tomar a frente que as coisas depois vão acontecendo.

Então, à medida que o grupo vai se reunindo, então vai se organizando.

Mas, o passo mais importante é alguém tomar a iniciativa de querer, de chamar, de convidar para a reza do terço.

JS – E qual é o significado do terço na vida do leigo?

Pe. Ferdinando – Eu acho que na vida do cristão.

O terço é uma oração eminentemente do evangelho. Primeiro: a contemplação dos mistérios que estão no sacrifício de Jesus, na doação dele, que deu a sua vida pela nossa salvação. O terço traz esses mistérios centrais da nossa redenção. Então, o terço é Evangelho.

Depois, a Ave-Maria. Toda a primeira parte da ave-maria é a oração do Evangelho de Lucas, que está na saudação do Anjo e na visita de Nossa Senhora a Isabel.

A segunda parte da Ave-Maria foi acrescentada pela igreja lembrando a nossa realidade temporal de povo de Deus peregrino.

Então, o terço, além de ser uma forma popular de a gente entrar nesta intimidade com Deus, também nos ensina a própria verdade do Evangelho de Jesus. Além de a gente experimentar uma grande paz quando se reza o terço.

JS – Quais são os objetivos da obra e como os interessados devem fazer para adquiri-la?

Pe. Ferdinando – O livro está aí, com a graça de Deus. É um trabalho que fizemos, editado pela Editora Santuário.

Eu acho que vale a pena entrar em contato com a Editora, aqui em Aparecida, ou na Livraria Santuário e outras livrarias católicas, experimentar e já começar a rezar. O objetivo é fazer com que as pessoas se reúnam para a oração.

 

Sobre editorasantuario

A Editora Santuário foi fundada em novembro de 1900 quando começou imprimindo o Jornal Santuário de Aparecida, em uma pequena tipografia, e hoje apresenta números expressivos com mais de 10 milhões de livros impressos. Possui um catálogo que conta comA Editora Santuário foi fundada em novembro de 1900 quando começou imprimindo o Jornal Santuário de Aparecida, em uma pequena tipografia, e hoje apresenta números expressivos com mais de 10 milhões de livros impressos. Possui um catálogo que conta com mais de 2.500 títulos ligados à religião, como devocionários, livros de catequese, teologia e pastoral, bíblias, estudos bíblicos, autoajuda, moral e ética, biografias, periódicos, vida de santos, entre outros. Além de títulos ligados à religião, possui também um selo acadêmico e de assuntos gerais e presta serviços a diversas empresas no seu parque gráfico. Uma das editoras mais tradicionais do Brasil ainda em funcionamento comemora seus 110 anos com um ano repleto de atividades que, distribuídas ao longo de 12 meses, incluem: lançamento de uma linha de eBooks (à venda na Amazon, Gato Sabido, Cultura e outras livrarias digitais) e reformulação do site para facilitar o e-commerce.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário